22 98106-3397

©2019 by Tô de Passagem

 
Buscar
  • Cacau Ribeiro

10 maneiras de economizar para viajar

Atualizado: 7 de Mai de 2019

Quando se fala em viagens não existe milagre financeiro. Pelo contrário, há muito trabalho duro e um jogo de cintura para conseguir juntar o dinheiro necessário, sendo essencial priorizar as viagens no seu orçamento. Comece a se organizar, fazendo uma planilha, por exemplo, onde a ideia de viajar vai parecer mais concreta e não apenas um plano.


Mas fora a organização, é necessário economia. E mesmo parecendo difícil economizar, aqui vão algumas sugestões de pequenas atitudes do dia-a-dia que você gasta à toa e nem percebe. É hora de repensar esses gastos e ver se não dá para reservar esse dinheiro para viajar:

1. Transporte. Você precisa mesmo de um carro? Faz as contas de quanto você gasta com o seu. Às vezes sai mais barato morar perto do trabalho e ir caminhando, ou pegar o transporte público. Eu por exemplo posso ir andando até o trabalho, mas quando trabalhava em um emprego longe de casa, fiz as contas de quanto custaria ter um carro. Não valia a pena. O dinheiro que eu economizo mensalmente para viajar teria que gastar com o carro. Portanto, desisti e aderi ao transporte público.

2. Dividir moradia. Essa é para aqueles que, moram sozinhos e estão desesperados com o valor de aluguel que estão pagando. Dividir um ap ou até voltar a morar com os pais por um tempo, pode ser uma opção para juntar uma grana. Imagina quanto você pode economizar?!

3. Celular. Tanto o aparelho que você compra quanto o plano que você utiliza faz a maior diferença. Você precisa mesmo do iPhone (que você vai querer trocar o ano que vem quando sair o modelo novo)? Ou não dá pra ter um plano pré-pago? Pensa assim: a maioria dos lugares hoje tem wi-fi e você se comunica mais por mensagem do que falando ao telefone certo?

4. Roupas e Acessórios. É hora de usar aquelas roupas que você esqueceu que tem no armário. Quem sabe traçar uma meta de não comprar mais nada, pois tem roupas até com etiqueta no armário. E tente manter essa meta até 2020, na medida do possível.

5. TV a cabo. Aproveite que você não tempo para ver TV e mude os hábitos, desapegue da televisão e substitua por filmes, livros, youtube?

6. Salão de beleza. Gastar R$ 90 para fazer uma sobrancelha num salão TOP da sua cidade ou simplesmente ir a manicure, depilação e cabelo, toda semana, custa bastante dinheiro. Será que você não pode fazer algumas dessas coisas em casa? Você também pode ir a manicure apenas a cada quinze dias e faz uma boa diferença no orçamento.

7. Refeições. O mercado está pela hora da morte, mas comer fora é mais caro ainda. Se quiser gastar o seu dinheiro num bom bacalhau em Portugal ou num delicioso restaurante em NY, é melhor colocar a mão na massa e descobrir seus dotes culinários. Vale até chamar os amigos para jantarem com você em casa. Ah, levar lanchinho e almoço para a o trabalho também faz a diferença.

8. Faxina em casa. Que luxo é ter alguém para ajudar na limpeza de casa! Infelizmente, luxo não combina em nada com economizar dinheiro. Portanto, arregace as mangas and mãos à obra.

9. Cancele a academia que você não vai. Essa é uma lição que se aprende a duras penas, você se inscreve numa academia, que deve ir umas três vezes e nunca mais. Quando percebe está pagando a mensalidade há sete meses sem nem utilizá-la! Já que eu não vai mesmo, é melhor cancelar.

10. Não comprar o que não precisa. Pensar 2, 3, 4, ou 1 milhão de vezes antes de comprar qualquer coisa. No começo pode parecer difícil, mas crie o hábito de perguntar-se antes de comprar “eu realmente preciso disso?”. Assim você vai perceber que não precisa de muita coisa e ainda pode guardar esse dinheiro para a viagem.


E o mais importante: tente não sabotar a sua viagem com desculpas de que não consegue guardar dinheiro. Você sempre vai precisar gastar com outra coisa que não seja viajar. A vida é assim. Contas para pagar, gastos do dia-a-dia, alta do dólar e a economia do país sempre (sempre!) serão empecilhos pra você viajar. Mas você precisa de alguma forma começar.

E rever seus gastos e destinar algum dinheiro para viagens é um ótimo começo. Mesmo que nenhum desses itens acima se encaixe com o seu estilo de vida, repense as suas

repense as seus hábitos e descubra o pode fazer para deixar de gastar.

Já dizia Amyr Klink: “Um dia é preciso parar de sonhar e de algum modo, partir”. A frase é ótima, mas sem dindin não há como partir. Portanto, vamos economizar!



#ferias #sonho #verao #todepassagem #travel


1 visualização